em Pompéu – MG
ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE
Padroeiro: Santo Antônio
Dia da padroeira: 08 de julho
SOBRE
Pompéu ou Arraial de Pompéu é um típico bairro de Sabará, que foi fundado nos primeiros anos do século XVIII pelo sertanista José Pompéu, um dos primeiros descobridores do ouro. Segundo historiadores, Pompéu teria sido morto, na Guerra dos Emboabas: um conflito ocorrido naquela região entre paulistas, baianos e renóis em 1708.
Por ter sido fundando por José Pompéu o bairro chama-se assim.
Apesar de ser distante do centro comercial da cidade histórica de Sabará, o bairro guarda relíquias da arte barroca daquela época, muitas delas se encontram na capela de Santo Antônio, localizada ao centro do bairro. Além de abrigar arte barroca, o bairro ainda agrega restaurantes típicos da comida mineira como o Moinho D´ Água e Jotapê, sendo este último localizado dentro de um sítio com Alambique, onde se fabrica a cachaça com mesmo nome.
HOSPEDAGEM
ALIMENTAÇÃO
ATRATIVOS RELIGIOSOS
Capela de Santo Antônio do Pompeu
Antiga capelinha, dedicada ao famoso franciscano Santo Antônio (natural de Lisboa e falecido em Pádua, no século XIII), sobre a qual não existe quase nenhuma documentação. Não se sabe ao certo as datas de sua construção, e são raras as referências a essa igreja na literatura especializada.
O que se sabe é que havia ali um pequeno arraial, crescido ao redor de uma mina pertencente ao padre paulista Guilherme Pompeu. Há também um registro de batizado datado de 1731, o que permite supor que já estava construída nessa época. No entanto, a julgar por alguns aspectos artísticos, supõe-se que tenha sido erigida nos primeiros anos do século XVIII, conforme se verá a seguir.
ATRATIVOS TURÍSTICOS